Massoterapia o que é e como massagistas e massoterapeutas trabalham

massagistas massoterapia

As Massoterapeutas e as massagistas são os profissionais da área de Saúde Corporal que possuem competência e habilidade manual para utilizar e indicar o uso da Massoterapia na prevenção, tratamento e manutenção integrada da Saúde corporal do ser. Por todo o mundo massagistas utilizam métodos de massagem antigos, tradicionais e modernos de tratamento, na prevenção e promoção da Saúde, visando o perfeito equilíbrio do Ser Humano consigo e com o meio ambiente.

Esses tratamentos podem variar dependo da necessidade da pessoa, pode ser desde uma simples massagem relaxante até uma massagem de Shiatsu que é mais vigorosa e busca tratar dores crônicas e localizadas.

As técnicas utilizadas por massoterapeutas e massagistas são embasadas nos conhecimentos de anatomia, fisiologia, patologia e outras áreas, conforme exija cada uma das especialidades, além de experiência.

O Massoterapeuta possui uma concepção holística de Saúde que se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde. A formação e treinamento o habilitam a realizar procedimentos terapêuticos com sensibilidade, técnica e habilidade, o capacitam a perceber, sentir e discernir as necessidades individuais de cada pessoa assim como comunicar e sustentar seus procedimentos.

A ética e postura profissionais estão de acordo com o Código de Ética do Massoterapeuta elaborado pelo CONBRAMASSO, Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia. Assim como em outras profissões, a massoterapia exige muito estudo e dedicação. Atualmente, os cursos técnicos de massoterapia e reabilitação têm a duração de dois anos ou cerca de 1400 horas e estágio.

A massagem, em geral, constitui-se de uma ampla variedade de toques sobre o corpo de uma pessoa, sobretudo com as mãos, buscando o relaxamento muscular, alivio de dor e até mesmo conforto emocional, proporcionando, também, inúmeros efeitos terapêuticos sobre o paciente.

Costuma-se distinguir a massoterapia das massagens em geral. A massoterapia pode ser muito semelhante a uma massagem comum, mas o que a distingue é o fato de a sua aplicação ter, como pressuposto, um diagnóstico por parte do massoterapeuta. È o diagnóstico que vai direcionar o trabalho do massoterapeuta.

Já na massagem comum, o massagista segue uma sequência pré determinada de toques, praticamente igual para todos os clientes, embora possa variar um pouco, conforme cada caso.

A massoterapia abrange, principalmente, o shiatsu, o do-in, o tuiná, a reflexologia, a ayurvédica e a tailandesa (todas de inspiração oriental) e a drenagem linfatica pos-operatoria. Entre as massagens comuns destacam-se a relaxante (inclusive a sueca), a estética, a drenagem linfática.

Gostou? Torne-se uma massagista fazendo um curso técnico de massagem no Senac

2 comentários sobre “Massoterapia o que é e como massagistas e massoterapeutas trabalham”

  1. Pingback: Massagem e curso de Massagem nos Jardins – Massagistas SP – Massagem São Paulo

  2. Pingback: Mel Massagem Vila Mariana – Massagistas SP – Massagem São Paulo

Deixe uma resposta